Nossa Cerveja é Viva, e nós adoramos isso! – Cervejaria Imbé

Blog da Imbé

Nossa Cerveja é Viva, e nós adoramos isso!

Sim Viva! Mas não quer dizer que ela vai sair de sua geladeira caminhando sozinha hehehe.

Esse termo é bem recente na nossa história, assim como tudo na cerveja que bebemos nos dias atuais. Mas somente o termo “Cerveja Viva” é novo, Cervejas Vivas existem desde sempre, na verdade desde que a cerveja foi criada.

Cerveja deixou de ser viva quando um tal de Louis Pasteur inventou o método de pasteurização em 1862 que veio para revolucionar o mercado de alimentos, dando mais longevidade para os produtos e impedindo que causassem doenças na população já que o processo basicamente destrói qualquer microrganismo vivo no alimento.

O processo de Pasteurização, caso você ainda não conheça, basicamente dá um choque térmico no alimento, elevando a temperaturas próximas de 80ºC e baixando rapidamente para 20ºC ou menos.

Ok, parece mesmo que a Cerveja Viva não é um bom negócio, olhando por esse ângulo, mas vamos entender melhor tudo isso. Na época em que o processo foi criado a higiene da população bem como seus métodos de limpeza de alimentos e equipamentos não eram lá tão eficientes, fazendo que as chances de contaminação dos alimentos por patógenos fosse imensa. Então a descoberta foi importante principalmente para alimentos muito perecíveis como o leite por exemplo.

Mas vamos falar de cerveja pois “Ninguém faz amigos bebendo leite!”.

O fato de a Cerveja ser viva simplesmente quer dizer que o produto não foi pasteurizado e contém sim microrganismos vivos, porém nas produções de cerveja atuais existe um rigoroso processo de limpeza e sanitização de equipamentos e embalagens que não permitem a contaminação do produto, e o único microrganismo vivo ali é a Levedura (fermento) utilizada para transformar o que o cervejeiro produz (mosto de cerveja) em cerveja, durante o processo de fermentação.

Além de acabar com a levedura existente no meio, a pasteurização na cerveja também afeta sabores e aromas que foram pensados durante a elaboração da receita e acabam por diminuir no choque térmico.

Por isso, a maioria das pessoas preferem Chope a Cerveja! Não entendeu a relação, te conto na próxima 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Compartilhe:

Assine nossa Newsletter

Novidades, informações e história.

[mc4wp_form id="2434"]

Lorem Ipsum

Lorem Ipsum

registro de saída de ponto

registro de entrada de ponto

já baixou nosso App?

Com o App da Imbé você fica por dentro de todos os nossos eventos, conhece nossos rótulos, fica sabendo de novidades e ainda pode exercitar a memória com nosso jogo de memória especial!

Sem contar que fazendo checkin nos nossos eventos pelo App você participa de Sorteios de Brindes!!

Sempre rola uma cerveja gelada ;-)